terça-feira, 4 de outubro de 2011

Inveja, um mal que mata todos os dias



     O 1º texto bíblico que fala sobre
o assunto está em Genesis 4.3-6 E aconteceu ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para sua oferta. Mas para oferta de Caim não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
Todos os dias em todas as partes do mundo a inveja está, atrapalhando vidas, entristecendo pessoas e causando morte e dor. O primeiro crime de homicídio da história humana teve neste terrível pecado sua inpiração e conclusão sinistra.
Notamos nos textos bíblicos que nem Abel e muito menos Caim, o primogênito tinham falta de nada. Ambos viviam em fartura e harmonia, desfaz-se a impressão de que o desequilíbrio social possa ser a causa de alguns não resistirem e agirem de forma violenta em relação a outras pessoas que tem mais em algum aspecto do que as outras.
A imitação não leva a nada
Conheci numa fase de minha vida um certo rapaz que tinha inveja de um grade pregador do evangelho, o pastor Antonio Carlos de Oliveira de Santos São Paulo, este rapaz, que não era pastor repetia as falas do pastor citado, decorava suas pregações e até o jeito de virar a mão, pois ele sofrera um grave acidente e usava prótese o distinto imitava. O resultado de tal prática não poderia ser pior, o tal nunca decolou, hoje está morte, enquanto o pastor Antonio Carlos continua o mesmo, influenciando vidas e surpreendendo os que o ouvem.
Eu e minha esposa já sofremos muito com a inveja dos outros, ter um família bem estruturada, conseguir escrever, saber se expressar bem pode custar muita dor de cabeça para quem detem estes dons que Deus resolveu dar gratuitamente para alguns.
Todos têm suas vantagens e aptidões
Deus fez todos os seres vivos, uns têm vantagens que para outros parecem um grande defeito. Os morcegos não enxergam bem, entretanto têm um sistema de radar que emite uma onda que ao voltar para si faz com que ele voe de forma espantosa a noite sem errar o alvo, se o morcego resolver mudar e virar uma águia, como ficará o universo, um verdadeiro caos, suas asas não são apropriadas para vôos elevados, seus dentes não conseguem destrinchar uma lebre com rapidez e nem suas garras são capazes de segurar alimento deste porte, o resultado seria um completo fracasso, assim cada um deve ficar no seu “quadrado”.
A cobiça que mata
A cobiça é uma espécie de inveja, mulheres que não têm um corpo escultural lutam para obter um, isto é uma coisa boa, afinal beleza se põe na mesa. Uma mesa bem arrumada é alvo de elogios, mulheres tidas como mais bonitas casam com mais facilidade e conseguem empregos de ganhos maiores, portanto beleza se põe na mesa sim, quando isso foge ao controle acontece o que se presencia todos os dias nos noticiários de teve. Gente que mata para ver o brilho de outra mais bonita, só para não ser mais comparada com a outra.
Caim matou seu irmão, simplesmente por que ele representou uma ameaça para seu brilho interior ele liquidou com seu parente mais chegado e acabou com o sonho de Abel, sonho de ser feliz, de viver, de procriar, simplesmente por inveja. Este mal está perto de nós, se você tem este problema procure Jesus ele vai fazer o que você não pode e lhe dar a paz consigo mesmo.

Haroldo Ribeiro

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário