sábado, 23 de abril de 2011

Dízimos, a realidade do texto bíblico para os dias atuais

Há uma grande dúvida em quem acaba de entrar na vida cristã,principalmente para quem é evangélico. O dízimo deve ser pago? Sim ou não?
Para começar a primeira vez que a Bíblia fala de oferta ela relata o relacionamento de dois homens com Deus, Abel e Caim, os dois traziam ofertas ao Senhor, os dois tipos de ofertas estavam previstos mesmo depois da Lei dada a Moisés, porém a atitude de Abel era louvável e a de Caim ruim.
A história de Abel acaba com um golpe dado por seu irmão. Abel é reverenciado e honrado desde então, entretanto Caim é o pai de todos os assassinos.
Quando se fala de dízimo a primeira vez que a prática é relatada acontece quando Abraão após ter derrotado 5 reis com um pequeno grupo no retorno ofereceu o dízimo a Melquisedeque Sacerdote de Salém, que é casa de paz,
Alguns que são contra o dízimo dizem que no novo testamento quase não se fala do assunto, e mais ainda se alega que o dízimo pertence à Lei. Abraão é o pai de todos aqueles que vivem pela fé, tanto no passado antes da Lei, dentro da Lei e depois dela, portanto se somos filhos de Abraão e ele deu os dízimos, nós também devemos devolver a Deus o que é dele.
Em Malaquias 3.10, um dos textos mais citados da Bíblia, o dízimo é recomendado e até certas maldições são enumeradas para quem não é praticante. No texto se fala que o dízimo deveria ser dado para que houvesse mantimento na Casa do Senhor. Israel tinha uma tribo, a de Levi, que não teria herança em terras, sua herança era o Senhor. Os Levita tinham um grande número de pessoas e precisavam das ofertas e dízimos para sobreviverem.
Toda vez que Israel se desviava dos caminhos do Senhor os primeiros a sofrer eram os levitas. Eles ficavam sem mantimento e eram muitas vezes obrigados a partir para a vida comum ou então aderir aos costumes da terra para não passar fome.
Muitas Igrejas hoje pregam o dízimo no modelo de Malaquias 3.10, porém não fazem o que diz o versículo na integra, que é prover mantimento na casa de Deus. Na maioria dos templos evangélicos só o pastor recebe salários da Igreja. Erroneamente, chama-se de levitas todos os que cantam ou fazem algum tipo de trabalho na Igreja, porém esse tipo de trabalho quase nunca é remunerado,  portanto não deve ser chamado de trabalho levítico.
Algum as denominações crescem vertiginosamente, porém seus membros que trabalham no ministério não desfrutam das benesses dos dízimos e ofertas.
Pegar o dinheiro do dízimo e dar diretamente para quem trabalha na obra é menos grave do que o líder do trabalho pegar tudo pra si sem a devida prestação de contas. Portanto se alguém de sua congregação estiver passando fome, sede, falta de água ou luz, e, após você declarar isso ao seu pastor e ele não fizer nada, pegue o que você daria de dízimo e oferta e socorra o irmão. Você não irá ao inferno por fazer isso.
Por utilizar o dinheiro dos dízimos de forma errada certos pastores fazem com que os músicos da Igreja sejam obrigados a tocar em bandas seculares. Na Bahia um baixista (Lenine Castro dos Santos Filho) que era evangélico e tocou em várias bandas para sustentar sua companheira e uma filha perdeu a vida e talvez a própria salvação num grave acidente de ônibus da banda Reginho e Surpresa. Embora não saibamos como era o relacionamento do rapaz com sua congregação, certo é que na maioria dos casos esses tipos de talentos são jogados na lama, pois as igrejas não pagam os “levitas”, mas querem os dízimos de Malquias 3.10 .
Precisamos urgentemente fazer a obra de Deus ordenada por Jesus Cristo. Usar de forma correta os recursos que são dados na Igreja é dever de todos os líderes, dividam o bolo de forma certa e o resultado será um crescimento jamais visto.

Haroldo Ribeiro
vozes ao céu


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário